“Comércio+”, Projeto da Junta de Freguesia, dá voz aos comerciantes de Camarate!

"Comércio+", Projeto da Junta de Freguesia, dá voz aos comerciantes de Camarate!

Nos dias 5 e 16 de Maio, a Junta de Freguesia iniciou o projeto Comércio +”, visitando 28 espaços comerciais, localizados no centro de Camarate. Na sequência destes contactos, reproduzimos, no discurso direto e com autorização dos próprios, algumas frases que refletem o sentimento geral do comércio local aqui sedeado.

– “O comércio aqui foi muito afetado com as obras e a diminuição de estacionamentos. Vamos encerrar! Isto influenciou o encerramento desta casa!” (supermercado)
– “Falta sítio para cargas e descargas.” (comércio de automóveis)
– “É assim! a revitalização ficou bonita, mas não é prática, porque tem muita falta de estacionamento.” (oculista)
– “É assim! Estacionamentos são o principal…eu tenho clientes que vêm da Portela e não tendo estacionamento por perto, vão embora.” (cabeleireiro);
– “Se os estacionamentos fossem em espinha, era melhor!” (café)
– “As paragens deveriam estar onde estavam antes das obras!” (talho)

São de idêntico teor, as críticas expressas por escrito, enviadas para a Junta de Freguesia, dado que o contacto com os comerciantes, para além da entrega de uma carta de apresentação do projeto “Comércio +”, também contempla uma outra carta, previamente endereçada ao Presidente da Junta de Freguesia, contendo um espaço aberto para que os próprios comerciantes possam expressar as suas preocupações e sugestões.

A Junta de Freguesia, valorizando embora os projetos que visem a melhoria do espaço público, considera, no entanto, que estas opiniões fazem todo o sentido, porque o comércio foi muito afetado e por isso promoveu uma marcha de protesto.

O projeto “Comércio +”; significa proximidade com o comércio local, porque os comerciantes têm uma função social junto da comunidade e por isso, a Junta de Freguesia é solidária com este sentimento geral e tudo fará para que a 2ª fase do projeto de revitalização, da responsabilidade da Câmara Municipal de Loures, consiga minimizar os danos causados aos comerciantes do centro de Camarate.