A Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação foi constituída em 2013 na sequência de uma reforma administrativa do território nacional que agregou as antigas Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, do Concelho de Loures.

Integrado na grande Área Metropolitana de Lisboa, toda a História deste Concelho, criado por decreto-real em 26 de julho de 1886, está assim intimamente ligada ao crescimento da cidade de Lisboa e do seu Termo, nomeadamente ao extinto concelho de Santa Maria dos Olivais, ao qual pertenceu o território destas Freguesias até ao reinado de D. Maria II, passando a fazer parte de Loures já em finais do séc. XIX.

Junta Freguesia Camarate
Fonte: Fotos de Lisboa Antiga
Junta Freguesia Camarate
Fonte: Fotos de Lisboa Antiga
Poema escrito por Mário de Sá-Carneiro em Camarate

Eram as férteis terras saloias, de “ares puros” e boa produção vinícola, onde a monarquia e nobreza lisboeta construiu, a partir do séc. XVI, quintas e palácios para lazer ou para pernoitar a caminho do norte do país. As terras que também inspiraram o poeta Mário de Sá-Carneiro que aqui viveu a sua infância com os avós, na Quinta da Vitória.

Essa paisagem bucólica de campos agrícolas e grandes quintas marcou assim o quotidiano destas Freguesias até meados do séc. XX, altura em que o desenvolvimento industrial acelerado se impôs e aqui instalou fábricas, armazéns e inúmeros bairros de habitação para as famílias que vieram de todo o país para aqui trabalhar.

Unhos é a povoação mais antiga da Freguesia, onde foram encontrados artefactos do período da pré-história. A Apelação, que deve o nome a uma terrível peste que assolou Lisboa e levou a população a apelar à protecção de Nossa Senhora da Encarnação, separou-se de Unhos no momento em que aí foi erigida uma capela em sua honra em finais do séc. XVI.

Camarate foi elevada a Vila em 4 de junho de 1996, pela Lei nº 57/97, aprovada pela Assembleia da República. Hoje, a Freguesia tem 11,57 Km2 de superfície e 34 943 habitantes (censos 2011).

A Freguesia em Imagens

Privilegiada pela morfologia do terreno e pela hidrografia, a Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação oferece vistas únicas sobre paisagens naturais, a várzea de Loures e os rios Tejo e Trancão. Nestas galerias, pode também conhecer os equipamentos públicos de que dispõe.