Notícias

Comunicado

A Junta de Freguesia repudia veementemente a postura do PCP que, deliberadamente, manipulou informação com o objetivo de obter dividendos políticos, comunicando à população o encerramento do Balcão da Caixa de Crédito Agrícola no Catujal. Uma mentira sem fundamento!

Em contacto com a Administração da Caixa de Crédito Agrícola, tal informação, avançada de forma caluniosa e injustificada pelo PCP, foi prontamente desmentida. O Banco em questão justificou o encerrado do Balcão do Catujal como medida, provisória, de prevenção no âmbito da atual crise pandémica e que o mesmo reabrirá logo que estejam reunidas as condições para o efeito.
 
Foi ainda afirmado pela administração da Caixa de Crédito Agrícola que o Banco não tem intenção, nem está previsto o encerramento do Balcão do Catujal, com a abertura do Balcão de Camarate. Uma mentira sem fundamento.
 
Na verdade, o PCP com estas falsidades tenta denegrir o bom trabalho do Executivo da JF que conseguiu aumentar a oferta à população nos serviços de CTT em Camarate, no Catujal e em Unhos;
 
Na verdade, o PCP com estas falsidades tenta denegrir o bom trabalho do Executivo da JF que conseguiu em pouco tempo colocar à disposição da população de mais uma Caixa Multibanco (ATM) em Camarate;
 
Na verdade, o PCP com estas falsidades tenta denegrir o bom trabalho deste do Executivo da JF que promoveu às negociações para a abertura de uma nova Agência Bancária!
 
É preciso não esquecer, nem escamotear, que foi na gestão CDU à frente dos destinos da Junta de Freguesia que foram encerrados os Balcões do BPI, do Banco Espírito Santo e da Caixa Geral de Depósitos!!!
 
A Junta de Freguesia considera inadmissível que numa altura de crise pandémica, com o país mergulhado em Estado de Emergência, que o PCP se concentre na invenção de estratégias políticas desonestas e com o único objetivo de colocar a população contra a Junta de Freguesia.
 
Esta não é altura de lutas políticas. A Junta de Freguesia não permitirá que o PCP, ou qualquer outro partido ou entidade, se aproveite de forma desonesta da situação atual para promover a desinformação e manipular a população.
 
Juntos pela União numa Junta que é de todo/as!

Tarifário Social – COVID-19

Os SIMAR disponibilizam um tarifário social destinado aos agregados familiares mais carenciados.

Tendo em conta a conjuntura atual, bem como as crescentes necessidades da população, a Junta de Freguesia informa que os SIMAR têm a disposição um tarifário social, destinado aos agregados familiares mais carenciados, ao qual poderá aderir.

Este tarifário isenta os consumidores domésticos das tarifas fixas e aumenta a quantidade de água disponibilizada no 1º escalão de consumo.

Para mais informações deverá entrar em contacto com os SIMAR através do endereço electrónico geral@simar-louresodivelas.pt ou do contacto telefónico 219 848 500.

PLANO DE CONTINGÊNCIA – ATUALIZAÇÃO

A Junta de Freguesia de Camarate Unhos e Apelação anuncia a atualização do Plano de Contingência para a pandemia de COVID-19, seguindo todas as indicações, recomendações e orientações dadas pela Direção-Geral de Saúde, no que diz respeito à adoção de medidas de prevenção da transmissão do vírus.

Neste sentido, o Executivo da Junta de Freguesia de Camarate Unhos e Apelação determina, com efeito a partir do próximo dia 16 de Março, o encerramento de:
• Feiras e Mercados;
• Parques Infantis;
• Parques Desportivos;
• Equipamentos Multiusos;
• Casas de banho públicas;
• Bebedouros;
• Cemitérios Paroquiais (exceto para a realização de inumações);
• Moinho da Apelação


Também no âmbito deste Plano de Contingência, a Junta de Freguesia irá aplicar novas regras nos serviços de atendimento ao público, sendo apenas permitida a entrada de duas pessoas, de cada vez, nos espaços de atendimento, devendo as restantes aguardar no exterior e manter a distância de segurança recomendada pelas autoridades de saúde.


Cabe-nos esclarecer ainda que, devido a sintomas gripais que poderiam configurar a existência de casos suspeitos em duas funcionárias da Delegação da Junta de Freguesia do Catujal, esta Delegação foi encerrada e seguido o protocolo de isolamento requerido nestas situações pela DGS, que já está a acompanhar o caso. Assim sendo, a Delegação do Catujal será o único serviço de atendimento ao público encerrado, por prevenção, por tempo indeterminado e até que seja segura a sua reabertura, permanecendo os restantes serviços em funcionamento com as restrições acima descritas.
A Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação apela à compreensão de todos os fregueses, e pede que todos, sem exceção, sigam de forma responsável todas as orientações dadas pela Direção-Geral de Saúde, Governo e restantes entidades competentes. Iremos continuar a acompanhar em permanência os desenvolvimentos deste surto e a comunicar todas as informações importantes à população da União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação.

A JF apoiou o Águias de Camarate na participação da 22 edição de 24 horas TT Vila de Fronteira

O Grupo Desportivo Águias de Camarate participou numa das maiores provas europeias de todo o terreno, de 29 de novembro a 1 de dezembro do ano passado

Na terça-feira, o Executivo da Junta de Freguesia recebeu uma surpresa muito agradável. O representante Nuno Lazarim entregou uma placa, como forma de agradecimento pelo apoio dado pela JF nesta prova.

Um dos principais pilares do atual Executivo é apoiar o movimento associativo na União de Freguesias, de forma a permitir que este cresce e tenha mais força no nosso território.

JFCUA recebe Prémio Freguesias+Eficientes

União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação no pódio nacional do projeto Freguesias+Eficientes, que premeia a eficiência energética em nome da proteção ambiental.

A Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação conquistou o 3.º lugar no concurso promovido pelo projeto Freguesias+Eficientes, que tem por objetivo dotar as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia de princípios de gestão energética das suas instalações, tendo em vista que melhorem o seu desempenho de eficiência energética.

A ideia é trabalhar com as Juntas/Uniões para que sejam mais eficientes no consumo de energia elétrica com efeitos duradouros. Os resultados são vantagens ambientais (menos emissões de CO2) e vantagens económicas, através da poupança com os custos da fatura da eletricidade.

A nossa União de Freguesias aceitou este desafio e foi considerada a 3.ª mais eficiente em termos energéticos e, por isso recebeu o prémio atribuído pelo projeto, que destaca a União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação como um exemplo de eficiência energética.

Clique para saber tudo sobre o projeto Freguesias+Eficientes.

Assinatura de protocolo

Protocolo com a Associação Dignitude

O Executivo da Junta de Freguesia assinou hoje o Protocolo com a Associação Dignitude

Na assinatura do protocolo estiveram presentes Maria de Belém, Presidente da Associação e Renato Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação. Estiveram também no local convidados ligados ao movimento associativo e à área social, bem como autarcas.

A Dignitude é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com a missão de desenvolver programas solidários de impacto social. De forma a dar resposta aos problemas de acesso a medicamentos, por parte de indivíduos carenciados, a instituição criou o programa abem para colmatar esta falha.

Com a celebração deste protocolo, a Junta de Freguesia pretende apoiar os fregueses em situação de maior carência económica, na compra dos medicamentos que precisam.

Saiba mais sobre este programa aqui: https://abem.dignitude.org/

 

XI Torneio de Veteranos Cidade de Loures

O torneio de futebol foi complementado com uma atividade de cariz social que proporcionou um dia de atividades lúdicas a cerca de 40 crianças de famílias carenciadas do concelho de Loures

O Clube de Veteranos Leões de Camarate realizou o XIº Torneio de Veteranos da Cidade de Loures no passado dia 28 de Setembro, no Parque de Jogos 1º de Maio, no Catujal. Este contou com a participação das Equipas de Veteranos do Sporting Clube de Portugal, do Quintanjense e do Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica.

A realização desta atividade solidária e do torneio de Veteranos acontece graças ao empenho do Clube de Veteranos Leões de Camarate e pela sinergia entre as quatro equipas participantes no torneio, complementada pelo apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Loures, da Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação, da União de Freguesias de S. Antão e S. Julião do Tojal e da Junta de Freguesia de Loures.

O XIº Torneio de Veteranos da Cidade de Loures culminou com um jantar oferecido pelo Clube, a que se seguiu uma cerimónia de entrega de prémios, onde estiveram presentes, os atletas, as entidades e as crianças que participaram na atividade.

A Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação pretende continuar a apoiar esta iniciativa, bem como a Associação Desportiva que engloba atividades sociais no seio do seu grupo que reforça o seu cariz solidário e que a partilha nos leva a atingir um patamar superior.

Requalificação Bairro S. António

No âmbito do trabalho contínuo desenvolvido pela Junta de Freguesia de Camarate Unhos e Apelação, sempre tendo em vista a melhoria das condições de vida de todos os moradores da União de Freguesias, assim como de todos os espaços públicos e serviços, cabe-nos esclarecer a população que, relativamente à requalificação dos Espaços Exteriores do Bairro de Santo António, em Camarate, já foi elaborado o Projeto de Execução, sendo que o processo de Lançamento de Empreitada da 2ª fase da Obra, da responsabilidade da Câmara Municipal de Loures, se encontra em curso, como mostramos no ofício que pode consultar aqui.

Esta requalificação surge depois de a Junta de Freguesia ter promovido, em Junho de  2018, uma visita ao Bairro com a presença da Câmara Municipal de Loures, SIMAR e moradores do Bairro de Santo António, para se proceder a uma análise dos problemas a resolver. Já este ano, em Maio, organizámos uma reunião no Bairro com a C.M. Loures e com os moradores para debater as possíveis soluções, porque ouvir os nossos fregueses é nossa prioridade.

Contudo, não nos limitámos a ouvir e agimos segundo as necessidades e problemas que identificámos com a população, através do envio de um ofício, que pode consultar aqui, dirigido ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures, Dr. Bernardino Soares, no qual apresentámos as nossas sugestões para a requalificação dos espaços exteriores do Bairro, bem como a necessidade de a Câmara Municipal de Loures solicitar um parecer técnico com vista a viabilidade da proposta de reparação da Rua dos Leões, com criação de zona de estacionamento e possibilidade de acesso à variante do Prior Velho.

Iremos sempre adotar um papel ativo na resolução dos problemas e estando ao lado dos nossos fregueses na reivindicação de soluções. O resultado está latente nas sugestões da JF que, neste momento, já se tornaram realidade.

Back to top