Notícias

Desagregação Freguesias

O Executivo da Junta de Freguesia, com o objetivo de auscultar as populações relativamente à Desagregação das Freguesias de Camarate, de Unhos e da Apelação, propôs o agendamento de 3 Assembleias de Freguesia, descentralizadas, que se realizaram no último mês de Novembro, onde se pretendeu debater o tema com a participação e contributo das populações. Foi ainda emitido, por parte do Executivo, um parecer relativamente à Proposta elaborada pela Comissão eleita, criada no âmbito da Desagregação das Freguesias.

Apesar de muito incompleta e imprecisa, a Proposta em questão mereceu parecer favorável do Executivo, tendo as deliberações das Assembleias de Freguesia em 2012, todas contra a agregação das Freguesias, sido um fator importante na decisão favorável do Executivo à desagregação das Freguesias de Camarate, de Unhos e da Apelação.

Consulte aqui o Parecer do Executivo

13º Torneio solidário Cidade de Loures

No passado dia 8 de outubro de 2022, a Associação Clube de Veteranos Leões de Camarate, realizou o 13º Torneio solidário Cidade de Loures. O pontapé de saída desta iniciativa solidária teve lugar dia 18 de junho, data em que a Associação proporcionou a 90 crianças do Concelho de Loures uma visita ao Badoca Park, em Vila Nova de Santo André.

A celebração desta iniciativa solidária teve continuidade no passado Sábado, dia 8 de Outubro, no Complexo Municipal 1º de Maio, no Catujal, onde decorreu a parte desportiva do torneio com as quatro equipas participantes – Clube Veteranos Leões de Camarate, Sporting Clube de Portugal, Veteranos Odiáxere e Veteranos Estrela de Santo André – tendo o mesmo sido ganho pelo Sporting Clube de Portugal.

O jantar de encerramento do torneio, oferecido pelo clube organizador, teve lugar no refeitório da Câmara Municipal de Loures, cedido gentilmente pela mesma. Após o jantar procedeu-se á entrega de prémios às equipas participantes, assim como as diversas entidades que apoiaram este torneio.

Vacinação + Perto de Si

A Câmara Municipal de Loures, o ACES de Loures e Odivelas e as juntas de freguesia do concelho vão dar início, na próxima quinta-feira, 16 de dezembro, à Vacinação + Perto de Si, um inovador projeto de vacinação itinerante e de proximidade.

Este projeto destina-se a aplicar o reforço da vacina contra a Covid-19 e é dirigido, num primeiro momento, preferencialmente, a utentes com mais de 75 anos ou com dificuldades de mobilidade e que tenham tomado anteriormente vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen.

Para tal foi constituída uma equipa técnica qualificada, que se deslocará a diversos locais, abrangendo assim toda a área geográfica do concelho. O processo desenrolar-se-á de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, nos seguintes locais ➡https://www.cm-loures.pt/media/pdf/PDF20211214172650790.pdf

Deverá agendar a vacinação através do telefone 800 100 176 (número gratuito).

Abaixo calendário da vacinação (sujeito a ajustamento por parte do ACES).

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

📍 Apelação – 16 de dezembro
📍 Santa Iria de Azóia – 17 de dezembro
📍 Bucelas – 20 de dezembro
📍 Lousa – 21 de dezembro
📍 Sacavém – 22 de dezembro
📍 Unhos/Catujal – 23 de dezembro
📍 Bobadela – 27 de dezembro
📍 Moscavide – 28 de dezembro
📍 São Julião do Tojal – 29 de dezembro
📍 Fanhões – 30 de dezembro
📍 Camarate – 3 de janeiro
📍 Portela – 4 de janeiro
📍 São João da Talha – 5 de janeiro
📍 Santo Antão do Tojal – 6 de janeiro
📍 Prior Velho – 7 de janeiro
📍 Frielas – 10 de janeiro

PERGUNTAS FREQUENTES

A quem se destina a vacinação itinerante?

A vacinação de proximidade destina-se sobretudo à população idosa (+ de 75 anos e depois por ordem decrescente) e com maior dificuldade de mobilidade;

Como funciona o projeto?

De segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, as equipas itinerantes deslocam-se às instalações indicadas pelas juntas de freguesia, de acordo com programação previamente definida para a administração das vacinas, a qual resulta da marcação feita pelos utentes através do 800 100 176;

Como se faz o agendamento?

O agendamento será efetuado através do número da Câmara Municipal de Loures (800 100 176 ) ou indicado pelas juntas de freguesia.

Clube de Veteranos Leões de Camarate

O Executivo da Junta de Freguesia, representado pelo Presidente Renato Alves e pelo Vogal Horácio Narciso, bem como o Presidente da Assembleia de Freguesia Luís Cardoso, marcaram presença no jantar convívio organizado pelo Clube de Veteranos Leões de Camarate.

O Clube de Veteranos de Camarate é uma Associação de enorme relevância na União de Freguesias, bem como no Concelho de Loures. Para além da vertente desportiva, a Direção do Clube e todos os seus atletas desenvolvem a sua atividade também na área social, em prol das crianças e jovens mais desfavorecidos do Concelho de Loures.

Nos últimos anos têm sido parte ativa na organização de torneios de futebol de cariz solidário, com o envolvimento de diversos Clubes de Veteranos de norte a sul do país, tendo como objetivo apoiar centenas de crianças e jovens , bem como instituições.

A Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação tem apoiado diversas iniciativas realizadas pelo Clube.

Instalação Órgãos Autárquicos

No passado dia 21 de Outubro teve lugar a cerimónia de Instalação dos Órgãos Autárquicos da União de Freguesias de Camarate Unhos e Apelação.

A Tomada de Posse, bastante participada, contou com a presença da Presidente da Assembleia Municipal de Loures, de Vereadores da Câmara Municipal de Loures, de representantes de diversas Instituições e Associações da União de Freguesias, bem como de vários munícipes que fizeram questão de assistir à cerimónia.

Em resultado das Eleições Autárquicas 2021, tomou posse o novo Executivo da Junta de Freguesia, liderado pelo Presidente Renato Alves, bem como os 8 eleitos do PS, os 6 eleitos da CDU, os 2 eleitos do CH, os 2 eleitos do PSD e a eleita do BE.

Luís Cardoso (PS) foi eleito Presidente da Assembleia de Freguesia, Cidalisa Tomás (PS) e Maria Carolina Sirgado (PS) foram eleitas 1.ª e 2.ª Secretárias, respetivamente (clique aqui para mais informação sobre a composição da Assembleia de Freguesia).

Veja abaixo algumas imagens da cerimónia, bem como o vídeo completo da Tomada de Posse.

Habitação

Câmara Municipal de Loures cria medida de Apoio Financeiro à Habitação Jovem

De forma a combater as carências e problemas de natureza estrutural existente na área da habitação jovem, o Município de Loures criou a medida de Apoio Financeiro à Habitação Jovem.

No âmbito das suas competências e atribuições, a urgência no desenvolvimento de políticas locais de habitação que garantem o direito à habitação condigna e que reforce a igualdade de oportunidade e coesão social. O objetivo desta medida passa por incentivar a fixação, atração e autonomização dos jovens e de promover a capacitação e organização familiar.

Para usufruir deste apoio financeiro mensal, consubstanciado na modalidade de arrendamento ou aquisição de imóvel com recurso a crédito, destinado a habitação própria permanente, para jovens com idades compreendidas entre os 18 anos e os 35 anos, que residem ou pretendem residir na área do concelho de Loures, deverão ter conhecimento das condições de acesso e submeter a sua candidatura on-line, através do formulário disponível no Balcão Único, em www.cm-loures.pt, entre 1 de junho e 31 de julho de 2021.

As candidaturas recebidas serão analisadas numa primeira instância até ao dia 15 setembro, data em que será publicada uma lista provisória, de maneira a permitir aos candidatos que possuem contrato-promessa de arrendamento ou declaração emitida pela instituição que irá conceder o crédito para a aquisição de habitação. A entrega definitiva dos documentos finais. A entrega definitiva dos documentos finais será até ao final do mês de outubro. Após este processo, o Município elaborará a lista definitiva das candidaturas aprovadas, até 15 de novembro, conferindo aos candidatos o direito ao apoio financeiro pelo período de 12 meses, de dezembro de 2021 a novembro de 2022.

Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações contacte através de e-mail dh_elh@cm-loures.pt ou através do telefone 211 150 100.

Comunicado – Vacinação COVID19

COMUNICADO | FREGUESIAS DA ZONA ORIENTAL DO CONCELHO DE LOURES – VACINAÇÃO COVID19

A Vacinação de pessoas com mais de 80 anos ou com mais de 50, mas com doenças associadas, é um fator fundamental para conter a Pandemia de Covid19, reduzindo o contágio e aumentando a segurança.

É fundamental que esta fase da vacinação decorra da forma mais eficaz possível e que TODAS as pessoas tenham ACESSO À SUA VACINA.

A nossa saúde, o nosso futuro, depende disso.

Apesar dos esforços realizados pelas Juntas de Freguesia da Zona Oriental do Concelho de Loures, junto das autoridades de saúde para a instalação de um centro de vacinação nesta área do Concelho, a mesma não foi possível, sendo o único centro de vacinação instalado na freguesia de Loures.

Esta situação poderia resultar em limitações graves no acesso às vacinas pela impossibilidade de deslocações ao centro de vacinação, não podemos deixar por isso de lamentar a falta de planeamento e a implementação de medidas por parte da Câmara Municipal de Loures, para mitigar esta situação, recordando que a Zona Oriental do Concelho de Loures, representa 70% da população do Concelho.

Apesar dos nossos apelos e da disponibilização de espaços e equipamentos das Juntas de Freguesia, tal não foi possível.

Sabemos das dificuldades em matéria de transporte público para o qual é absolutamente essencial dar uma resposta concreta. Ninguém pode ficar para trás neste objetivo coletivo. Ninguém pode ficar limitado ou impedido no seu acesso à vacina.

É fundamental que as pessoas com limitações de mobilidade, assim, como todos os nossos seniores e doentes de risco, tivessem uma resposta clara.

UNIDOS, PELA SUA SAÚDE, é essa resposta.

As Juntas de Freguesia da Zona Oriental do Concelho de Loures, assinaram uma parceria e vão assegurar o transporte de todas as pessoas até ao Centro de Vacinação em Loures.

As Juntas de Freguesia: Moscavide e Portela, Sacavém e Prior Velho, Camarate, Unhos e Apelação, Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, conscientes da necessidade de criar condições para que todos os cidadãos tenham meios de transporte para o Centro de Vacinação, criaram uma parceria em conjunto com o ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Loures, para assegurar que todas as pessoas possam aceder de forma cómoda e segura ao local de vacinação, disponibilizando toda a informação e comunicação necessária com os cidadãos em questão.

É uma RESPOSTA CONCRETA, CLARA, EFICAZ E DECISIVA PARA TODOS aqueles que tenham dificuldades de mobilidade, seniores e doentes de risco, que não tenham meios de transporte próprios, ou simplesmente se sintam mais confortáveis e seguros com este serviço.

O UNIDOS, PELA SUA SAÚDE, será um serviço de transporte, gratuito, para todas as pessoas que estejam integradas na 1ª fase de vacinação, que recolherá os cidadãos em pontos identificados nas freguesias associadas, assegurando naturalmente o seu regresso até ao ponto de recolha, assim, como também para os cidadãos com mobilidade reduzida a recolha diretamente no domicílio. Mais informamos, que em todos os transportes existirá pessoal especializado no transporte de doentes e com formação especifica no âmbito do socorro.

É um investimento realizado pelo conjunto de freguesias que resulta de uma parceria destas autarquias para preencher um vazio de resposta quer em matéria de transportes públicos, quer em matéria de oferta de postos de vacinação de proximidade e pela ausência de uma estratégia e medidas da Câmara Municipal de Loures.

Os Presidentes e executivos das Juntas de Freguesia integrantes desta parceria, sabem que estamos num momento em que importa MOBILIZAR TODOS OS RECURSOS, UNIR TODAS AS FORÇAS E GERAR A ENERGIA NECESSÁRIA PARA QUE NENHUM CIDADÃO FIQUE PARA TRÁS.

AS PESSOAS NÃO SÃO NÚMEROS! SÃO A NOSSA MAIOR PRIORIDADE!

UNIDOS PELA SUA SAÚDE, é a nossa forma de dizer que estamos juntos nesta “batalha” pela saúde coletiva e que tudo faremos para apoiar todos os cidadãos que careçam de resposta aos seus problemas.

Estamos e estaremos UNIDOS, PELA SUA SAÚDE!

Em breve comunicaremos toda a informação referente a esta iniciativa.

JUNTAS DO ORIENTE – LOURES | JUNTAS NO COMABTE À COVID19 – ESTAMOS AQUI POR SI!

MOSCAVIDE E PORTELA | SACAVÉM E PRIOR VELHO | CAMARATE, UNHOS E APELAÇÃO | SANTA IRIA DA AZÓIA, SÃO JOÃO DA TALHA E BOBADELA

Formação Mindfulness

Em tempo de pandemia, a Junta de Freguesia reconhece a importância de capacitar professores, educadores e técnicos nas questões da saúde mental.

Por este motivo, a JF está a promover uma formação, levada a cabo pelo Centro Português de Mindfulness – SER INTEGRAL, de introdução ao Mindfulness.

Durante as próximas semanas iremos contar com a participação de vários parceiros nesta formação, entre eles, o Agrupamento Escolas Catujal-Unhos; o Agrupamento Escolas Camarate; o Agrupamento Escolas Maria Keil; a Escola Secundária Camarate; o Centro Social e Paroquial de Camarate; a IPSS JI O Nosso Mundo e a Associação Ajuda de Mãe. O nosso obrigado a todos.

 

Uma Junta parceira da comunidade!
Back to top