Notícias

Comunicado

A Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação vem por este meio esclarecer as informações relativas à deslocalização do balcão da Caixa de Crédito Agrícola do Catujal para o novo balcão de Camarate.

Na reunião que realizou com o Presidente da JFCUA, a Administração da Caixa de Crédito Agrícola assumiu o compromisso de que a delegação do Catujal irá manter a sua operacionalidade, reforçando que não está previsto o seu encerramento.

Mais se informa, que para além da manutenção, serão reforçados os serviços prestados à população através da disponibilização de uma máquina balcão que funcionará 24 horas por dia.

O Executivo salienta, ainda, o reforço dos serviços prestados pela Caixa Agrícola na União de Freguesias, que não só vai manter o funcionamento do Balcão localizado no Catujal, como abrirá um novo balcão em Camarate e está prevista, ainda, a instalação de uma caixa  ATM em Unhos.

 

Comunicado

A Junta de Freguesia repudia veementemente a postura do PCP que, deliberadamente, manipulou informação com o objetivo de obter dividendos políticos, comunicando à população o encerramento do Balcão da Caixa de Crédito Agrícola no Catujal. Uma mentira sem fundamento!

Em contacto com a Administração da Caixa de Crédito Agrícola, tal informação, avançada de forma caluniosa e injustificada pelo PCP, foi prontamente desmentida. O Banco em questão justificou o encerrado do Balcão do Catujal como medida, provisória, de prevenção no âmbito da atual crise pandémica e que o mesmo reabrirá logo que estejam reunidas as condições para o efeito.
 
Foi ainda afirmado pela administração da Caixa de Crédito Agrícola que o Banco não tem intenção, nem está previsto o encerramento do Balcão do Catujal, com a abertura do Balcão de Camarate. Uma mentira sem fundamento.
 
Na verdade, o PCP com estas falsidades tenta denegrir o bom trabalho do Executivo da JF que conseguiu aumentar a oferta à população nos serviços de CTT em Camarate, no Catujal e em Unhos;
 
Na verdade, o PCP com estas falsidades tenta denegrir o bom trabalho do Executivo da JF que conseguiu em pouco tempo colocar à disposição da população de mais uma Caixa Multibanco (ATM) em Camarate;
 
Na verdade, o PCP com estas falsidades tenta denegrir o bom trabalho deste do Executivo da JF que promoveu às negociações para a abertura de uma nova Agência Bancária!
 
É preciso não esquecer, nem escamotear, que foi na gestão CDU à frente dos destinos da Junta de Freguesia que foram encerrados os Balcões do BPI, do Banco Espírito Santo e da Caixa Geral de Depósitos!!!
 
A Junta de Freguesia considera inadmissível que numa altura de crise pandémica, com o país mergulhado em Estado de Emergência, que o PCP se concentre na invenção de estratégias políticas desonestas e com o único objetivo de colocar a população contra a Junta de Freguesia.
 
Esta não é altura de lutas políticas. A Junta de Freguesia não permitirá que o PCP, ou qualquer outro partido ou entidade, se aproveite de forma desonesta da situação atual para promover a desinformação e manipular a população.
 
Juntos pela União numa Junta que é de todo/as!

Tarifário Social – COVID-19

Os SIMAR disponibilizam um tarifário social destinado aos agregados familiares mais carenciados.

Tendo em conta a conjuntura atual, bem como as crescentes necessidades da população, a Junta de Freguesia informa que os SIMAR têm a disposição um tarifário social, destinado aos agregados familiares mais carenciados, ao qual poderá aderir.

Este tarifário isenta os consumidores domésticos das tarifas fixas e aumenta a quantidade de água disponibilizada no 1º escalão de consumo.

Para mais informações deverá entrar em contacto com os SIMAR através do endereço electrónico geral@simar-louresodivelas.pt ou do contacto telefónico 219 848 500.

PLANO DE CONTINGÊNCIA – ATUALIZAÇÃO

A Junta de Freguesia de Camarate Unhos e Apelação anuncia a atualização do Plano de Contingência para a pandemia de COVID-19, seguindo todas as indicações, recomendações e orientações dadas pela Direção-Geral de Saúde, no que diz respeito à adoção de medidas de prevenção da transmissão do vírus.

Neste sentido, o Executivo da Junta de Freguesia de Camarate Unhos e Apelação determina, com efeito a partir do próximo dia 16 de Março, o encerramento de:
• Feiras e Mercados;
• Parques Infantis;
• Parques Desportivos;
• Equipamentos Multiusos;
• Casas de banho públicas;
• Bebedouros;
• Cemitérios Paroquiais (exceto para a realização de inumações);
• Moinho da Apelação


Também no âmbito deste Plano de Contingência, a Junta de Freguesia irá aplicar novas regras nos serviços de atendimento ao público, sendo apenas permitida a entrada de duas pessoas, de cada vez, nos espaços de atendimento, devendo as restantes aguardar no exterior e manter a distância de segurança recomendada pelas autoridades de saúde.


Cabe-nos esclarecer ainda que, devido a sintomas gripais que poderiam configurar a existência de casos suspeitos em duas funcionárias da Delegação da Junta de Freguesia do Catujal, esta Delegação foi encerrada e seguido o protocolo de isolamento requerido nestas situações pela DGS, que já está a acompanhar o caso. Assim sendo, a Delegação do Catujal será o único serviço de atendimento ao público encerrado, por prevenção, por tempo indeterminado e até que seja segura a sua reabertura, permanecendo os restantes serviços em funcionamento com as restrições acima descritas.
A Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação apela à compreensão de todos os fregueses, e pede que todos, sem exceção, sigam de forma responsável todas as orientações dadas pela Direção-Geral de Saúde, Governo e restantes entidades competentes. Iremos continuar a acompanhar em permanência os desenvolvimentos deste surto e a comunicar todas as informações importantes à população da União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação.

A JF apoiou o Águias de Camarate na participação da 22 edição de 24 horas TT Vila de Fronteira

O Grupo Desportivo Águias de Camarate participou numa das maiores provas europeias de todo o terreno, de 29 de novembro a 1 de dezembro do ano passado

Na terça-feira, o Executivo da Junta de Freguesia recebeu uma surpresa muito agradável. O representante Nuno Lazarim entregou uma placa, como forma de agradecimento pelo apoio dado pela JF nesta prova.

Um dos principais pilares do atual Executivo é apoiar o movimento associativo na União de Freguesias, de forma a permitir que este cresce e tenha mais força no nosso território.

JFCUA recebe Prémio Freguesias+Eficientes

União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação no pódio nacional do projeto Freguesias+Eficientes, que premeia a eficiência energética em nome da proteção ambiental.

A Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação conquistou o 3.º lugar no concurso promovido pelo projeto Freguesias+Eficientes, que tem por objetivo dotar as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia de princípios de gestão energética das suas instalações, tendo em vista que melhorem o seu desempenho de eficiência energética.

A ideia é trabalhar com as Juntas/Uniões para que sejam mais eficientes no consumo de energia elétrica com efeitos duradouros. Os resultados são vantagens ambientais (menos emissões de CO2) e vantagens económicas, através da poupança com os custos da fatura da eletricidade.

A nossa União de Freguesias aceitou este desafio e foi considerada a 3.ª mais eficiente em termos energéticos e, por isso recebeu o prémio atribuído pelo projeto, que destaca a União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação como um exemplo de eficiência energética.

Clique para saber tudo sobre o projeto Freguesias+Eficientes.

Assinatura de protocolo

Protocolo com a Associação Dignitude

O Executivo da Junta de Freguesia assinou hoje o Protocolo com a Associação Dignitude

Na assinatura do protocolo estiveram presentes Maria de Belém, Presidente da Associação e Renato Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação. Estiveram também no local convidados ligados ao movimento associativo e à área social, bem como autarcas.

A Dignitude é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com a missão de desenvolver programas solidários de impacto social. De forma a dar resposta aos problemas de acesso a medicamentos, por parte de indivíduos carenciados, a instituição criou o programa abem para colmatar esta falha.

Com a celebração deste protocolo, a Junta de Freguesia pretende apoiar os fregueses em situação de maior carência económica, na compra dos medicamentos que precisam.

Saiba mais sobre este programa aqui: https://abem.dignitude.org/

 

XI Torneio de Veteranos Cidade de Loures

O torneio de futebol foi complementado com uma atividade de cariz social que proporcionou um dia de atividades lúdicas a cerca de 40 crianças de famílias carenciadas do concelho de Loures

O Clube de Veteranos Leões de Camarate realizou o XIº Torneio de Veteranos da Cidade de Loures no passado dia 28 de Setembro, no Parque de Jogos 1º de Maio, no Catujal. Este contou com a participação das Equipas de Veteranos do Sporting Clube de Portugal, do Quintanjense e do Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica.

A realização desta atividade solidária e do torneio de Veteranos acontece graças ao empenho do Clube de Veteranos Leões de Camarate e pela sinergia entre as quatro equipas participantes no torneio, complementada pelo apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Loures, da Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação, da União de Freguesias de S. Antão e S. Julião do Tojal e da Junta de Freguesia de Loures.

O XIº Torneio de Veteranos da Cidade de Loures culminou com um jantar oferecido pelo Clube, a que se seguiu uma cerimónia de entrega de prémios, onde estiveram presentes, os atletas, as entidades e as crianças que participaram na atividade.

A Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação pretende continuar a apoiar esta iniciativa, bem como a Associação Desportiva que engloba atividades sociais no seio do seu grupo que reforça o seu cariz solidário e que a partilha nos leva a atingir um patamar superior.

Back to top