Notícias

A JF apoiou o Águias de Camarate na participação da 22 edição de 24 horas TT Vila de Fronteira

O Grupo Desportivo Águias de Camarate participou numa das maiores provas europeias de todo o terreno, de 29 de novembro a 1 de dezembro do ano passado

Na terça-feira, o Executivo da Junta de Freguesia recebeu uma surpresa muito agradável. O representante Nuno Lazarim entregou uma placa, como forma de agradecimento pelo apoio dado pela JF nesta prova.

Um dos principais pilares do atual Executivo é apoiar o movimento associativo na União de Freguesias, de forma a permitir que este cresce e tenha mais força no nosso território.

JFCUA recebe Prémio Freguesias+Eficientes

União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação no pódio nacional do projeto Freguesias+Eficientes, que premeia a eficiência energética em nome da proteção ambiental.

A Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação conquistou o 3.º lugar no concurso promovido pelo projeto Freguesias+Eficientes, que tem por objetivo dotar as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia de princípios de gestão energética das suas instalações, tendo em vista que melhorem o seu desempenho de eficiência energética.

A ideia é trabalhar com as Juntas/Uniões para que sejam mais eficientes no consumo de energia elétrica com efeitos duradouros. Os resultados são vantagens ambientais (menos emissões de CO2) e vantagens económicas, através da poupança com os custos da fatura da eletricidade.

A nossa União de Freguesias aceitou este desafio e foi considerada a 3.ª mais eficiente em termos energéticos e, por isso recebeu o prémio atribuído pelo projeto, que destaca a União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação como um exemplo de eficiência energética.

Clique para saber tudo sobre o projeto Freguesias+Eficientes.

Assinatura de protocolo

Protocolo com a Associação Dignitude

O Executivo da Junta de Freguesia assinou hoje o Protocolo com a Associação Dignitude

Na assinatura do protocolo estiveram presentes Maria de Belém, Presidente da Associação e Renato Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação. Estiveram também no local convidados ligados ao movimento associativo e à área social, bem como autarcas.

A Dignitude é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com a missão de desenvolver programas solidários de impacto social. De forma a dar resposta aos problemas de acesso a medicamentos, por parte de indivíduos carenciados, a instituição criou o programa abem para colmatar esta falha.

Com a celebração deste protocolo, a Junta de Freguesia pretende apoiar os fregueses em situação de maior carência económica, na compra dos medicamentos que precisam.

Saiba mais sobre este programa aqui: https://abem.dignitude.org/

 

XI Torneio de Veteranos Cidade de Loures

O torneio de futebol foi complementado com uma atividade de cariz social que proporcionou um dia de atividades lúdicas a cerca de 40 crianças de famílias carenciadas do concelho de Loures

O Clube de Veteranos Leões de Camarate realizou o XIº Torneio de Veteranos da Cidade de Loures no passado dia 28 de Setembro, no Parque de Jogos 1º de Maio, no Catujal. Este contou com a participação das Equipas de Veteranos do Sporting Clube de Portugal, do Quintanjense e do Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica.

A realização desta atividade solidária e do torneio de Veteranos acontece graças ao empenho do Clube de Veteranos Leões de Camarate e pela sinergia entre as quatro equipas participantes no torneio, complementada pelo apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Loures, da Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação, da União de Freguesias de S. Antão e S. Julião do Tojal e da Junta de Freguesia de Loures.

O XIº Torneio de Veteranos da Cidade de Loures culminou com um jantar oferecido pelo Clube, a que se seguiu uma cerimónia de entrega de prémios, onde estiveram presentes, os atletas, as entidades e as crianças que participaram na atividade.

A Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação pretende continuar a apoiar esta iniciativa, bem como a Associação Desportiva que engloba atividades sociais no seio do seu grupo que reforça o seu cariz solidário e que a partilha nos leva a atingir um patamar superior.

Requalificação Bairro S. António

No âmbito do trabalho contínuo desenvolvido pela Junta de Freguesia de Camarate Unhos e Apelação, sempre tendo em vista a melhoria das condições de vida de todos os moradores da União de Freguesias, assim como de todos os espaços públicos e serviços, cabe-nos esclarecer a população que, relativamente à requalificação dos Espaços Exteriores do Bairro de Santo António, em Camarate, já foi elaborado o Projeto de Execução, sendo que o processo de Lançamento de Empreitada da 2ª fase da Obra, da responsabilidade da Câmara Municipal de Loures, se encontra em curso, como mostramos no ofício que pode consultar aqui.

Esta requalificação surge depois de a Junta de Freguesia ter promovido, em Junho de  2018, uma visita ao Bairro com a presença da Câmara Municipal de Loures, SIMAR e moradores do Bairro de Santo António, para se proceder a uma análise dos problemas a resolver. Já este ano, em Maio, organizámos uma reunião no Bairro com a C.M. Loures e com os moradores para debater as possíveis soluções, porque ouvir os nossos fregueses é nossa prioridade.

Contudo, não nos limitámos a ouvir e agimos segundo as necessidades e problemas que identificámos com a população, através do envio de um ofício, que pode consultar aqui, dirigido ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures, Dr. Bernardino Soares, no qual apresentámos as nossas sugestões para a requalificação dos espaços exteriores do Bairro, bem como a necessidade de a Câmara Municipal de Loures solicitar um parecer técnico com vista a viabilidade da proposta de reparação da Rua dos Leões, com criação de zona de estacionamento e possibilidade de acesso à variante do Prior Velho.

Iremos sempre adotar um papel ativo na resolução dos problemas e estando ao lado dos nossos fregueses na reivindicação de soluções. O resultado está latente nas sugestões da JF que, neste momento, já se tornaram realidade.

Feira Medieval de Unhos

A primeira edição da Feira foi um sucesso e animou miúdos e graúdos!

No passado fim de semana, Unhos recebeu a primeira edição da Feira Medieval onde estiveram presentes vários expositores de gastronomia.

Unhos é a localidade mais antiga da União de Freguesias, onde existe um poço do período manuelino.  A história desta freguesia tornou-a ideal para repetir a iniciativa.

O evento teve um balanço muito positivo e a população aderiu à iniciativa que pretendeu celebrar os costumes dos nossos antepassados.

 

 

Passeio Sénior 2019

A atividade superou a do ano passado com um aumento de 200 seniores inscritos.

Durante mais de um mês, os nossos seniores rumaram com destino a Salvaterra de Magos. Todas as quartas-feiras, os autocarros partiram de Camarate, de Unhos e da Apelação e o mote deste passeio foi alegria, diversão e convívio.

Este ano, o roteiro contou com a visita a diversos locais de interesse histórico e cultural da cidade, incluindo a Falcoaria Real. No final houve um almoço convívio oferecido pela Junta de Freguesia.

É o segundo ano consecutivo que o Executivo organiza este passeio sem qualquer custo para os participantes. Tal como no ano passado, a edição deste ano foi um sucesso e teve ainda mais adesão, contando com cerca de 1 400 inscritos.

No seguimento desta atividade celebrou-se O ‘Dia dos Avós’, onde ao ritmo dos ranchos folclóricos, os nossos seniores celebraram na companhia das suas famílias.

O envelhecimento ativo é uma das grandes prioridades da Junta de Freguesia. Por isso, ações como estas são importantes para melhorar a qualidade de vida dos seniores de Camarate, Unhos e Apelação.

O.T.L. 2019

A atividade O.T.L. 2019 foi um sucesso!

A Junta de Freguesia proporcionou a uma uma centena de crianças de toda a União de Freguesias a oportunidade de experimentarem duas semanas repletas de actividades, aventura e muita diversão!

Ao longo dos dias os jovens visitaram museus, tiveram contacto com a História e a tradição da União de Freguesias, deram corpo à 1ª Assembleia de Jovens O.T.L. onde expuseram todas as suas ideias e propostas, praticaram desporto e terminaram em beleza com um dia passado em contacto direto com a natureza.

A satisfação dos nossos jovens é o que nos move a fazer sempre maios e melhor!

 

Back to top