O que é a redução do IVA na luz e gás?
Recentemente o Estado aprovou a redução do IVA na electricidade, pelo que, a partir de Julho, o IVA aplicado à factura passa de 23% para os 6%. O objectivo desta medida, segundo consta, é incrementar uma maior poupança na conta da energia. Embora consista numa redução do IVA, e naturalmente, uma descida com importâncias a pagar, sane exactamente onde a redução deste imposto vai ser aplicado?
A descida do IVA não está disponível para todos os consumidores. Os clientes que irão beneficiar da passagem do IVA de 23% para 6% são todos aqueles com potências contratadas até 3,45 Kwh no caso da electricidade e, no caso do gás natural, o desconto é aplicado para o escalão de consumo 1.
Qual será a poupança com a redução do IVA na luz?
Em média, com base nos valores praticados por uma empresa de referência, inserida no mercado do comércio de electricidade, a poupança não vai além dos 0,40 cêntimos por mês.
Para que a medida possa abranger o maior número possível de clientes, poderá proceder à alteração da potência contratada, por forma a estar dentro dos “requisitos” estabelecidos para beneficiar da redução do referido imposto. Contudo, terá de ter em atenção que uma redução da potência contratada poderá, em alguns casos, levar a constantes disparos do quadro eléctrico aquando a utilização de vários electrodomésticos em simultâneo.
Assim sendo, deverá informar-se, junto da sua empresa de energia eléctrica, se deve ou não reduzir a sua potência contratada tendo em conta os seus hábitos de consumo.
No caso do gás natural, a atribuição dos escalões de consumo é efectuada pela distribuidora de gás local, sendo efectuada de acordo com os consumos do ano anterior.
SAIBA MAIS